Tokenização

Introdução

A Tokenização é o processo de substituição dos dados sensíveis do portador (PAN, CVV e validade) por um token do cartão para que a experiência de pagamento digital seja mais segura.

A tokenização dos cartões é feita através das bandeiras, onde um Token Requestor (Adquirente, Merchant ou Wallet) envia os dados do cartão do portador para a bandeira e a mesma retorna os dados em formato tokenizado para que seja utilizado na transação.

Esse processo na maioria das vezes é transparente para o portador, como no caso de carteiras digitais (Google Pay, Apple Pay e outras Wallets), onde o cliente simplesmente cadastra seu cartão e sequer sabe que todas as transações estão sendo realizadas por Tokens ao invés de seu cartão físico.

📘

Os dados da tokenização, solicitados neste tipo de contrato, poderão ser obtidos através de prestadores que forneçam o serviço de token requestor, contratados pelo lojista, ou através da integração direta do merchant à plataforma de tokenização da bandeira.

Formato do Token

O token EMV foi criado para simular o formato de um cartão de crédito tradicional. Isto permite uma compatibilidade e um impacto menor na implementação, e em alguns casos, o uso de token pode ser transparente para o portador ou adquirente.

📘

Bandeiras Suportadas

Atualmente suportamos somente Visa, Mastercard e Elo.


Outros Conteúdos

Como utilizar Tokenização