Tipos de operações

O Stone Online possui quatro tipos de operações:

  • Autorização;
  • Captura;
  • Cancelamento;
  • Consulta de status da transação.

Autorização

É a operação que inicia o ciclo de vida da transação. Na autorização, ocorre o envio da transação para o banco para a análise de prevenção, análise do limite de crédito e validação dos dados do cartão utilizado.
Quando a autorização é bem-sucedida, acontece a reserva do limite de crédito do portador do cartão junto ao banco emissor, mas nenhuma cobrança é feita.

Captura

A captura de uma transação é a confirmação da autorização da transação. A partir da captura aprovada da transação ela segue o fluxo de confirmação (isto é, enviamos via arquivo de backoffice a confirmação de que aquela venda deve ser debitada do portador e paga a adquirente para que repasse ao estabelecimento).

Existem 2 tipos de captura:

  • Captura Automática: Ocorre quando a autorização contém a informação de que a mesma deve ser considerada confirmada, em caso de aprovação da autorização.
  • Captura Posterior ou manual: Ocorre quando a autorização não vem com a informação de que a mesma deve ser considerada confirmada. O lojista deve enviar uma mensagem posterior confirmando a transação, ou revertendo, caso não queira compensar a transação.
    Um exemplo prático, seria a reserva de um hotel. O cliente faz a reserva (autorização) através do site, porém a cobrança (captura) só é realizada no check-in.

❗️

Se a mensagem de captura não for enviada dentro de 7 dias, a transação será cancelada automaticamente.

Desfazimento e estorno

Desfazimento e o estorno são transações que devolvem o valor da compra para a conta do portador, ou seja, cancelam a compra original. Entretanto, é importante destacar a diferença entre o desfazimento e o estorno:

Estorno: ocorre quando o cancelamento acontece em um dia diferente da compra, contando que a transação já foi capturada (em caso de captura manual). Nesse caso, o valor é recebido pelo portador do cartão na próxima fatura.
Desfazimento: ocorre quando o cancelamento é realizado antes do fluxo de confirmação da compra, antes da captura manual (para o caso de captura automática, dentro de 1 hora após autorização aprovada). Nesse caso o valor é recebido pelo portador do cartão em até 5 dias, variando de emissor para emissor.

Uma transação só pode ser cancelada se ela foi aprovada. É possível realizar o cancelamento parcial da transação original, mais de um, se necessário, até atingir o limite do valor (valor original aprovado).
Para realizar essa operação, é preciso enviar o Stone ID, data da transação original e valor a ser cancelado.

Consulta de transações

Essa operação é utilizada quando há a necessidade de confirmar algumas informações da transação realizada, como valor autorizado/capturado, status da transação, código de retorno do autorizador, etc.

Além disso, através dessa consulta, é possível ver o histórico de todas as operações de Autorização, Captura e Cancelamento que ocorreram no ciclo de vida da transação.

A consulta pode conter apenas um resumo do que aconteceu com a transação e/ou as informações completas de cada operação dentro do ciclo de vida da transação, basta alterar um parâmetro (TransactionReport ) na mensagem de requisição (acredito que seria legal colocar o link da doc).

Para fazer a consulta é preciso enviar o SAK do estabelecimento e ITK/ATK da transação.