Fluxo Operacional
O fluxo para realizar transações na Stone é composto pelos processos transacionais que podem ser divididos nas etapas de Autorização e Captura. A etapa de autorização é feita via autorizador Stone (online), a etapa de captura/confirmação é feita via arquivo (backoffice)
Autorização
Requisição de Autorização
A mensagem de AcceptorAuthorisationRequest é enviada pelo estabelecimento para o adquirente, para checar junto ao banco que a conta associada ao cartão possui recursos para financiar o pagamento. Este controle inclui a validação dos dados do cartão e todos os dados adicionais previstos.
Resposta de Autorização
A mensagem AcceptorAuthorisationResponse é enviada pelo adquirente, para retornar o resultado da validação realizada pelo emissor sobre a operação de pagamento.
Estrutura da Mensagem
Clique aqui para ver a descrição das tags e exemplos das mensagens de autorização
Captura
A captura de uma transação é o reconhecimento da autorização da transação pelo sistema de captura do lojista (E-commerce, POS, Pinpad). Feito isso, a mensagem de captura é enviada para a adquirente (Stone) que, por sua vez, notifica o emissor, via arquivo de backoffice, que o saldo do portador deve ser debitado.
Há três tipos de captura:
1. Autorização com captura imediata (Automática)
Nessa forma de captura, a autorização e a captura acontecem simultaneamente e de forma automática, logo, se a autorização for aprovada ela já estará capturada na adquirente.
Em uma situação de compra via uma plataforma digital, o portador adiciona os seus produtos ao carrinho e, ao finalizar o pedido, faz o pagamento inserindo os dados para autenticação da compra.
Nesse momento, é realizada uma comunicação com a adquirente solicitando a autorização e a captura daquele valor. Dessa forma, logo após criar uma transação já se recebe uma resposta com a transação paga ou recusada.
Essa forma é mais utilizada em transações de mundo físico (cartão presente). Em ecommerce é mais comum utilizar a autorização com captura posterior.
- O estabelecimento envia uma mensagem preenchendo o campo operation_type como auth_and_capture para o adquirente solicitando autorização, informando que deseja realizar a captura financeira.
- Result é devolvido pelo adquirente, informando ao estabelecimento sobre o êxito do pedido, uma vez que o adquirente tenha autorizado a transação sem a necessidade de envio de captura.
Quando enviar?
A autorização com captura automática deve ser enviada quando o estabelecimento deseja que após a aprovação aquela transação seja liquidada no valor total da autorização.
Estrutura da Mensagem
Clique aqui para ver um exemplo do envio de uma transação utilizando captura automática.
2. Autorização com captura posterior
Ocorre quando o estabelecimento decide autorizar a transação e capturá-la de forma manual posteriormente, isto pode ser necessário para aquele tipo de estabelecimento por diversos motivos, como: Ainda não tem o valor final da compra no momento da autorização, utilização de sistema antifraude, confirmação de estoque antes de confirmar a transação, entre outros.
Atenção
Uma mensagem específica para a captura deve ser enviada no momento oportuno!
Para ver como realizar a captura posterior, clique aqui
- O estabelecimento envia uma mensagem para a adquirente solicitando a autorização da transação, informando que deseja realizar a captura posteriormente, preenchendo o campo operation_type como auth_only
- Um response é devolvida pelo adquirente, informando ao estabelecimento sobre o êxito da autorização.
- Se a transação tiver sido concluída com êxito no lado do estabelecimento, o estabelecimento envia uma operação para capturar a transação.
- O adquirente retorna um response, reconhecendo o resultado e captura financeira da transação.
Atenção
Não permitimos captura posterior para transações de débito.
Quando enviar?
A captura posterior deve ser efetuada quando o cliente realiza uma compra com o cartão (mesmo caso da autorização), porém o lojista deseja que a captura não ocorra automaticamente, e prefere efetuar a captura manualmente em um momento futuro.
Prazo para a captura posterior
Abaixo estão os prazos de captura conforme as diferentes bandeiras:
- Mastercard: 7 dias
- Elo: 7 dias
- Visa: Ao contrário das outras bandeiras, a Visa estabelece prazos de captura que variam de acordo com o ramo de atividade do estabelecimento (MCC)
- 29 dias corridos:
- MCC 4411/ 7011/ 7512
- 9 dias corridos:
- MCC 7999/ 4457/ 7296/ 7841/ 7394/ 7519/ 7033
Cancelamento
O cancelamento deve ser realizado em até 180 dias (6 meses) após a data da transação.
Vale destacar que alguns emissores podem negar cancelamentos de transações não capturadas (como autorizações sem captura automática ou pré-autorização) após um prazo específico, que pode variar. Nesse caso, é possível que o saldo do portador já tenha sido dessensibilizado, limitando as opções de cancelamento disponíveis.
Importante
O cancelamento pode pode ser realizado apenas no estabelecimento onde foi realizada a transação original.
É possível realizar um estorno com valor abaixo da compra, é o que chamamos de estorno parcial.
Transações que podem ser canceladas:
• Crédito (À vista, parcelado com juros e parcelado sem juros)
• Débito
• Voucher
Dados da transação original que devem ser pedidos para o cancelamento:
• amount;
• reason;
• initiator_operation_id.
- O estabelecimento envia uma solicitação de autorização para a adquirente ;
- Um response é enviada pelo adquirente confirmando e aprovando o pedido de autorização;
- Uma solicitação de cancelamento é enviada para informar ao adquirente;
- A adquirente retorna um response reconhecendo o pedido de cancelamento por parte do estabelecimento;
Quando enviar?
Quando um portador desiste do produto ou serviço que contratou, ele pode entrar em contato direto com o lojista e solicitar o cancelamento do produto/serviço.
Estrutura da Mensagem
Caso a autorização não seja capturada em seu prazo máximo (de acordo com as regras estipuladas), ela é automaticamente cancelada pela Stone.
Consulta de Transações
Requisição de Consulta de Transação
Esta mensagem é utilizada para realizar um pedido de consulta de uma transação.
Resposta de Consulta de Transação
A mensagem AcceptorTransactionStatusReportResponse é respondida pelo adquirente com as informações sobre a requisição de consulta.
Quando enviar?
Quando deseja-se confirmar se o valor correto de uma transação foi capturado e/ou autorizado, confirmar se uma transação foi cancelada ou para confirmar se ocorreu algum tipo de erro nas requisições anteriores: Autorização, Captura ou Cancelamento.
Estrutura da Mensagem
Clique aqui (INSERIR HIPER LINK) para ver a descrição das tags e exemplos das mensagens de consulta de transação
Updated 2 months ago