Conceitos de Adquirência

A partir da transação aprovada e confirmada, seja num fluxo único (autorização com captura automática) ou dividido (autorização com captura posterior), alguns conceitos devem ser bem compreendidos para que se tenha clareza dos processos seguintes. Nessa página será possível conhecer alguns deles.

Liquidação

É o processo de pagamento ao estabelecimento comercial.
De acordo com as suas vendas, o lojista gera um saldo (uma agenda de recebíveis). A adquirente é responsável por efetivar o pagamento desse saldo, isto é, liquidá-lo.

Logo, "Liquidar o saldo acumulado do cliente" significa "Depositar na conta do lojista o saldo acumulado dele".

Exemplos

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Nos exemplos abaixo o MDR e os juros serão desconsiderados para facilitar o entendimento.

Para esclarecer a liquidação vejamos dois exemplos:

1. Cliente com saldo positivo:

Caso onlojista possua saldo maior ou igual a R$0,00 e realize uma transação de R$30,00 ele receberá, na data devida de liquidação, o valor de R$30,00, caso esse saldo não seja consumido por cancelamento de transação.

2. Cliente com saldo negativo mesmo após realizar transações:

Supondo o cenário no qual um cliente (lojista) possui negociado um aluguel de R$120,00 da maquininha Stone e naquele mês transacionou apenas R$50,00. Nesse caso, quando a cobrança referente ao POS for realizada nos recebíveis do cliente, não haverá saldo suficiente, de modo que o mesmo ficará com um saldo negativo de R$70,00.

Porque seu saldo se tornará :

SALDO = SALDO ANTERIOR + VALOR DA TRANSAÇÃO = R$ - 120,00 + 50,00 = R$ -70,00.

Como apenas liquidamos saldo, não iremos retirar esse R$ 70,00 da conta do cliente. Esse valor será "cobrado" conforme o cliente for gerando saldo (transacionando), conforme ocorreu neste exemplo.

Prazo de liquidação

Liquidação de transações de Débito

Em geral, a liquidação para transações de débito ocorre em D+1, ou seja, um dia útil após a captura da transação.

Liquidação de transações de Crédito

Crédito à vista:

Em geral, a liquidação de transações de crédito à vista ocorre em D+30, ou seja, trinta dias depois da captura da transação.

Crédito parcelado:

Em uma transação parcelada, por exemplo, em 2 parcelas, a primeira liquidação acontece geralmente em D+30 e a segunda em D+60, ambas a partir da data da captura.

Exemplo

O cliente realiza uma transação de crédito no valor de R$ 300,00 em 3 vezes. Assumindo que o cliente possui saldo positivo com a adquirente (Stone) em todo o período até receber a última parcela, o cliente recebe o valor associado à primeira parcela 30 dias depois da captura da transação, recebe a segunda parcela 60 (2 x 30) dias depois da captura da transação e recebe a última parcela 90 (3 x 30) depois da captura da transação.

Chargeback

O conceito de chargeback (ou contestação) é bem simples, ocorre quando o portador do cartão entra em contato com o banco (emissor) e solicita o cancelamento da transação.

O chargeback pode acontecer por algum dos diversos motivos:

  • Fraude : O portador do cartão (cliente consumidor final) entra em contato com o banco informando que não reconhece a compra, isto é, não realizou a compra e não recebeu produto ou serviço.

  • Desacordo comercial : O portador alega haver algum desacordo comercial em relação à sua compra. Por exemplo, caso tenha recebido um produto diferente daquele que solicitou.

  • Erros no processamento : Quando ocorre algum tipo de falha técnica que impede a captura correta da transação, nesses casos o banco pode solicitar chargeback.

Reapresentação

Infelizmente, o consumidor pode solicitar um chargeback de má fé. Por exemplo, ele faz a compra e, mesmo ao receber a mercadoria corretamente, ele entra em contato com o banco emissor e solicita o chargeback.

A reapresentação é a contestação de um chargeback, isto é, ao receber o chargeback de uma determinada venda, o lojista pode refutar tal ação por não concordar com o posicionamento do portador, seja qual for o motivo pelo qual o chargeback foi solicitado. Nesses casos, a reapresentação pode ser realizada com a ajuda da Stone.

Para isso você deve enviar documentos que comprovem a efetividade da compra como:

  • Cópia legível do comprovante de venda.
  • Documentação de suporte de venda.
  • Alguma documentação comprobatória como: nota fiscal, algumas informações que o consumidor recebeu as mercadorias/serviços na data combinada, de maneira correta e sem defeitos.
  • Qualquer outra documentação que comprove que a venda é legítima.

Entre em contato com o relacionamento com o cliente Stone no telefone 3004-9680 ou no e-mail [email protected] para receber um atendimento pessoal e cheio de disposição da nossa equipe e enviá-los os documentos necessários.