Fluxo Operacional
O fluxo para realizar transações na Stone é composto pelos processos transacionais que podem ser divididos nas etapas de Autorização e Captura. A etapa de autorização é feita via autorizador Stone (online), a etapa de captura/confirmação é feita via arquivo (backoffice).
Autorização
Requisição de Autorização
A mensagem de AcceptorAuthorisationRequest é enviada pelo estabelecimento para o adquirente, para checar junto ao banco que a conta associada ao cartão possui recursos para financiar o pagamento. Este controle inclui a validação dos dados do cartão e todos os dados adicionais previstos.
Resposta de Autorização
A mensagem AcceptorAuthorisationResponse é enviada pelo adquirente, para retornar o resultado da validação realizada pelo emissor sobre a operação de pagamento.
Estrutura da Mensagem
Clique aqui para ver a descrição das tags e exemplos das mensagens de autorização
Captura
A captura de uma transação é o reconhecimento da autorização da transação pelo sistema de captura do lojista (E-commerce, POS, Pinpad). Feito isso, a mensagem de captura é enviada para a adquirente (Stone) que, por sua vez, notifica o emissor, via arquivo de backoffice, que o saldo do portador deve ser debitado.
Há três tipos de captura:
1. Autorização com captura imediata (Automática)
Nessa forma de captura, a autorização e a captura acontecem simultaneamente e de forma automática, logo, se a autorização for aprovada ela já estará capturada na adquirente.
Em uma situação de compra via uma plataforma digital, o portador adiciona os seus produtos ao carrinho e, ao finalizar o pedido, faz o pagamento inserindo os dados para autenticação da compra.
Nesse momento, é realizada uma comunicação com a adquirente solicitando a autorização e a captura daquele valor. Dessa forma, logo após criar uma transação já se recebe uma resposta com a transação paga ou recusada.
Essa forma é mais utilizada em transações de mundo físico (cartão presente). Em ecommerce é mais comum utilizar a autorização com captura posterior.
-
O estabelecimento envia uma mensagem
AcceptorAuthorisationRequest
para o adquirente solicitando autorização, informando que deseja realizar a captura financeira atribuindo o valor da tagTxCaptr
como true. -
AcceptorAuthorisationResponse
é devolvido pelo adquirente, informando ao estabelecimento sobre o êxito do pedido, uma vez que o adquirente tenha autorizado a transação sem a necessidade de envio de captura.
Quando enviar?
A autorização com captura automática deve ser enviada quando o estabelecimento deseja que após a aprovação aquela transação seja liquidada no valor total da autorização.
Estrutura da Mensagem
Clique aqui para ver um exemplo do envio de uma transação utilizando captura automática.
2. Autorização com captura posterior
Ocorre quando o estabelecimento decide autorizar a transação e capturá-la de forma manual posteriormente, isto pode ser necessário para aquele tipo de estabelecimento por diversos motivos, como: Ainda não tem o valor final da compra no momento da autorização, utilização de sistema antifraude, confirmação de estoque antes de confirmar a transação, entre outros.
Atenção!
Uma mensagem específica para a captura deve ser enviada no momento oportuno!
Para ver como realizar a captura posterior, clique aqui.
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O estabelecimento envia uma
AcceptorAuthorisationRequest
ao adquirente solicitando a autorização da transação. informando que deseja realizar a captura posteriormente, atribuindo o valor da tagTxCaptr
como false. -
Uma
AcceptorAuthorisationResponse
é devolvida pelo adquirente, informando ao estabelecimento sobre o êxito da autorização. -
Se a transação tiver sido concluída com êxito no lado do estabelecimento, o estabelecimento envia uma
AcceptorCompletionAdvice
para capturar a transação. -
O adquirente retorna uma
AcceptorCompletionAdviceResponse
, reconhecendo o resultado e captura financeira da transação.
Atenção!
Não permitimos captura posterior para transações de débito.
A resposta da autorização conterá uma tag que informa se será necessário enviar uma requisição de captura para que aquela transação seja confirmada e gere saldo na data de liquidação (tag com valor TRUE).
Quando enviar?
A captura posterior deve ser efetuada quando o cliente realiza uma compra com o cartão (mesmo caso da autorização), porém o lojista deseja que a captura não ocorra automaticamente, e prefere efetuar a captura manualmente em um momento futuro.
Prazo para a captura posterior
Caso a autorização não seja capturada no prazo máximo de 7 DIAS, ela é automaticamente cancelada pela Stone.
3. Pré-autorização
Acesse a página de (pré-autorização) para saber mais sobre esse produto.
Cancelamento
O cancelamento seja realizado é de 180 dias (6 meses) após a data na qual a transação foi realizada.
Alguns emissores negam cancelamentos de transações não capturadas (autorização sem captura automática ou pré-autorização) após determinado prazo, que varia de para que o prazo final para que um cancelamento saldo do portador já terá sido dessensibilizado.
O cancelamento pode pode ser realizado apenas no estabelecimento onde foi realizada a transação original, pois o SAK será utilizado para localizar a transação na Stone.
Além demissor iemissor, porém, o canceode ser efetuado caso o estabelecimento possua saldo positivo com valor igual ou maior ao valor da venda a ser cancelada.
É possível realizar um estorno com valor abaixo da compra, é o que chamamos de estorno parcial.
Transações que podem ser canceladas:
• Crédito (À vista, parcelado com juros e parcelado sem juros)
• Débito
• Voucher
Dados da transação original que devem ser pedidos para o cancelamento:
• StoneID;
• Data da transação;
• Valor a ser cancelado.
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O estabelecimento envia uma
AcceptorAuthorizationRequest
para o adquirente para realizar um pedido de autorização; -
Uma
AcceptorAuthorizationResponse
é enviada pelo adquirente confirmando e aprovando o pedido de autorização; -
Uma
AcceptorCancellationRequest
é utilizada para informar ao adquirente sobre a captura da transação; -
O adquirente envia uma
AcceptorCancellationResponse
reconhecendo o pedido de cancelamento por parte do estabelecimento;
Quando enviar?
Quando um portador desiste do produto ou serviço que contratou, ele pode entrar em contato direto com o lojista e solicitar o cancelamento do produto/serviço.
Estrutura da Mensagem
Clique aqui para ver a descrição das tags e exemplos das mensagens de cancelamento
Consulta de Transações
Requisição de Consulta de Transação
A mensagem AcceptorTransactionStatusReportRequest
é utilizada para realizar um pedido de consulta de uma transação.
Resposta de Consulta de Transação
A mensagem AcceptorTransactionStatusReportResponse
é respondida pelo adquirente com as informações sobre a requisição de consulta AcceptorTransactionStatusReportRequest
.
Quando enviar?
Quando deseja-se confirmar se o valor correto de uma transação foi capturado e/ou autorizado, confirmar se uma transação foi cancelada ou para confirmar se ocorreu algum tipo de erro nas requisições anteriores: Autorização, Captura ou Cancelamento.
Estrutura da Mensagem
Clique aqui para ver a descrição das tags e exemplos das mensagens de consulta de transação
Updated 11 months ago