Fluxo Operacional

O fluxo para realizar transações na Stone é composto pelos processos transacionais que podem ser divididos nas etapas de Autorização e Captura. A etapa de autorização é feita via autorizador Stone (online), a etapa de captura/confirmação é feita via arquivo (backoffice).

Autorização

Requisição de Autorização

A mensagem de AcceptorAuthorisationRequest é enviada pelo estabelecimento para o adquirente, para checar junto ao banco que a conta associada ao cartão possui recursos para financiar o pagamento. Este controle inclui a validação dos dados do cartão e todos os dados adicionais previstos.

Resposta de Autorização

A mensagem AcceptorAuthorisationResponse é enviada pelo adquirente, para retornar o resultado da validação realizada pelo emissor sobre a operação de pagamento.

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Estrutura da Mensagem

Clique aqui para ver a descrição das tags e exemplos das mensagens de autorização

Captura

A captura de uma transação é o reconhecimento da autorização da transação pelo sistema de captura do lojista (E-commerce, POS, Pinpad). Feito isso, a mensagem de captura é enviada para a adquirente (Stone) que, por sua vez, notifica o emissor, via arquivo de backoffice, que o saldo do portador deve ser debitado.

Há três tipos de captura:

1. Autorização com captura imediata (Automática)

Nessa forma de captura, a autorização e a captura acontecem simultaneamente e de forma automática, logo, se a autorização for aprovada ela já estará capturada na adquirente.
Em uma situação de compra via uma plataforma digital, o portador adiciona os seus produtos ao carrinho e, ao finalizar o pedido, faz o pagamento inserindo os dados para autenticação da compra.
Nesse momento, é realizada uma comunicação com a adquirente solicitando a autorização e a captura daquele valor. Dessa forma, logo após criar uma transação já se recebe uma resposta com a transação paga ou recusada.
Essa forma é mais utilizada em transações de mundo físico (cartão presente). Em ecommerce é mais comum utilizar a autorização com captura posterior.

  1. O estabelecimento envia uma mensagem AcceptorAuthorisationRequest para o adquirente solicitando autorização, informando que deseja realizar a captura financeira atribuindo o valor da tag TxCaptr como true.

  2. AcceptorAuthorisationResponse é devolvido pelo adquirente, informando ao estabelecimento sobre o êxito do pedido, uma vez que o adquirente tenha autorizado a transação sem a necessidade de envio de captura.

Quando enviar?

A autorização com captura automática deve ser enviada quando o estabelecimento deseja que após a aprovação aquela transação seja liquidada no valor total da autorização.

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Estrutura da Mensagem

Clique aqui para ver um exemplo do envio de uma transação utilizando captura automática.

2. Autorização com captura posterior

Ocorre quando o estabelecimento decide autorizar a transação e capturá-la de forma manual posteriormente, isto pode ser necessário para aquele tipo de estabelecimento por diversos motivos, como: Ainda não tem o valor final da compra no momento da autorização, utilização de sistema antifraude, confirmação de estoque antes de confirmar a transação, entre outros.

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Atenção!

Uma mensagem específica para a captura deve ser enviada no momento oportuno!
Para ver como realizar a captura posterior, clique aqui.

  1. O estabelecimento envia uma AcceptorAuthorisationRequest ao adquirente solicitando a autorização da transação. informando que deseja realizar a captura posteriormente, atribuindo o valor da tag TxCaptr como false.

  2. Uma AcceptorAuthorisationResponse é devolvida pelo adquirente, informando ao estabelecimento sobre o êxito da autorização.

  3. Se a transação tiver sido concluída com êxito no lado do estabelecimento, o estabelecimento envia uma AcceptorCompletionAdvice para capturar a transação.

  4. O adquirente retorna uma AcceptorCompletionAdviceResponse, reconhecendo o resultado e captura financeira da transação.

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Atenção!

Não permitimos captura posterior para transações de débito.

A resposta da autorização conterá uma tag que informa se será necessário enviar uma requisição de captura para que aquela transação seja confirmada e gere saldo na data de liquidação (tag com valor TRUE).

Quando enviar?

A captura posterior deve ser efetuada quando o cliente realiza uma compra com o cartão (mesmo caso da autorização), porém o lojista deseja que a captura não ocorra automaticamente, e prefere efetuar a captura manualmente em um momento futuro.

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Prazo para a captura posterior

Caso a autorização não seja capturada no prazo máximo de 7 DIAS, ela é automaticamente cancelada pela Stone.

3. Pré-autorização

Acesse a página de (pré-autorização) para saber mais sobre esse produto.

Cancelamento

O cancelamento seja realizado é de 180 dias (6 meses) após a data na qual a transação foi realizada.

Alguns emissores negam cancelamentos de transações não capturadas (autorização sem captura automática ou pré-autorização) após determinado prazo, que varia de para que o prazo final para que um cancelamento saldo do portador já terá sido dessensibilizado.

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O cancelamento pode pode ser realizado apenas no estabelecimento onde foi realizada a transação original, pois o SAK será utilizado para localizar a transação na Stone.

Além demissor iemissor, porém, o canceode ser efetuado caso o estabelecimento possua saldo positivo com valor igual ou maior ao valor da venda a ser cancelada.

É possível realizar um estorno com valor abaixo da compra, é o que chamamos de estorno parcial.

Transações que podem ser canceladas:

• Crédito (À vista, parcelado com juros e parcelado sem juros)
• Débito
• Voucher

Dados da transação original que devem ser pedidos para o cancelamento:
• StoneID;
• Data da transação;
• Valor a ser cancelado.

  1. O estabelecimento envia uma AcceptorAuthorizationRequest para o adquirente para realizar um pedido de autorização;

  2. Uma AcceptorAuthorizationResponse é enviada pelo adquirente confirmando e aprovando o pedido de autorização;

  3. Uma AcceptorCancellationRequest é utilizada para informar ao adquirente sobre a captura da transação;

  4. O adquirente envia uma AcceptorCancellationResponse reconhecendo o pedido de cancelamento por parte do estabelecimento;

Quando enviar?

Quando um portador desiste do produto ou serviço que contratou, ele pode entrar em contato direto com o lojista e solicitar o cancelamento do produto/serviço.

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Estrutura da Mensagem

Clique aqui para ver a descrição das tags e exemplos das mensagens de cancelamento

Consulta de Transações

Requisição de Consulta de Transação

A mensagem AcceptorTransactionStatusReportRequest é utilizada para realizar um pedido de consulta de uma transação.

Resposta de Consulta de Transação

A mensagem AcceptorTransactionStatusReportResponse é respondida pelo adquirente com as informações sobre a requisição de consulta AcceptorTransactionStatusReportRequest.

Quando enviar?

Quando deseja-se confirmar se o valor correto de uma transação foi capturado e/ou autorizado, confirmar se uma transação foi cancelada ou para confirmar se ocorreu algum tipo de erro nas requisições anteriores: Autorização, Captura ou Cancelamento.

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Estrutura da Mensagem

Clique aqui para ver a descrição das tags e exemplos das mensagens de consulta de transação