O que é?
A tokenização é o processo de substituição dos dados sensíveis do portador (como PAN, CVV e validade) por um token do cartão, visando proporcionar uma experiência de pagamento digital mais segura.
A tokenização dos cartões é realizada pelas bandeiras, onde um Token Requestor (como Adquirente, Merchant ou Wallet) envia os dados do cartão para a bandeira, e esta retorna os dados em formato tokenizado, prontos para serem utilizados nas transações.
Esse processo, na maioria das vezes, é transparente para o portador, como ocorre com as carteiras digitais (Google Pay, Apple Pay e outras Wallets), onde o cliente simplesmente cadastra seu cartão e nem percebe que todas as transações estão sendo realizadas com Tokens, ao invés de seu cartão físico.
Formato do Token
O Token EMV foi desenvolvido para simular o formato de um cartão de crédito tradicional, garantindo maior compatibilidade e um impacto reduzido na implementação. Em alguns casos, o uso do token pode ser transparente tanto para o portador quanto para o adquirente.
Bandeiras suportadas
Visa, Mastercard e Elo.
Atenção aos dados enviados
Na Stone, transações tokenizadas devem ser enviadas de acordo com os cenários descritos na documentação técnica. Além disso, se além de tokenizada, a transação for também recorrente ou processada com autenticação 3DS, o integrador deve assegurar que todos os campos adicionais exigidos para esses modelos sejam enviados corretamente ao adquirente. Isso é fundamental para garantir o cumprimento de todas as exigências solicitadas para uma melhor operação das transações.